Perícia
Revolta
Integrantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Campinas montou uma barraca logo cedo em frente a Igreja do Carmo, no centro de Campinas. Aos poucos, foram distribuídos os panfletos, colocando faixas e montando bandeiras para receber manifestantes e chamar a atenção da população. O motivo do movimento é a insatisfação com algumas condutas de peritos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Segundo a fisioterapeuta do Cerest Campinas, Pollyana Regina Pinto, o problema ocorre em todo o país. "Os peritos não estão respeitando os segurados. Eles mal olham e dão o laudo. Dizem que estão aptos a voltar ao trabalho sem examinar e quase sem olhar no rosto", explicou. Outro problema seria a falta de identificação dos peritos na hora de atender. "Eles não usam crachá de identificação e não assinam os laudos periciais. Isso é irregular e vamos encaminhar denúncia ao Ministério Público."
Outra preocupação do Cerest são as exigências dos peritos para exames recentes. "Eles pedem exames recentes sempre, mas o problema é nem sempre o segurado consegue fazer um exame rapidamente. Muitas vezes, os exames pedidos não estão disponíveis no Sistema ùnico de Saúde (SUS)." (Da Agência Anhanguera de Notícias)
Matéria publicada no Jornal "Correio Popular" de Campinas, na página A5, no dia 31/08/07.
Nenhum comentário:
Postar um comentário