A Faculdade de Medicina, também chamada de Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas ("Unicamp") está homenageando Antonio Jofre de Vasconcelos, que foi aluno daquela faculdade, durante os anos de 1966 até 1971. O motivo é uma pesquisa científica, que foi realizada dentro da faculdade, no ano de 1970, que resultou na invenção e construção de um novo (na época) aparelho utilizado para exames médicos. È um aparelho que faz a medição e o desenho do campo visual de um paciente, e tem muita utilidade para exames neurológicos e exames de vista. O aparelho recebeu o nome de Campímetro de Jofre.
Naquele ano, no dia 06/07/1970, foi feito o requerimento de registro patente do privilégio de invenção de um novo e original aparelho para exame médico de um campo visual, que recebeu a certidão número 12.463, na cidade de São Paulo, e o número 220.748, no Departamento Nacional de Propriedade Industrial (D.N.P.I.--GB), na cidade do Rio de Janeiro. A invenção teve grande sucesso científico e foi fabricada e utilizada em alguns consultórios médicos, na época. Porém, não fez sucesso comercial e financeiro.
Com o tempo, foi superada por novos aparelhos computadorizados, e permaneceu pouco divulgada, durante 17 anos, apesar de ainda ser útil, por ser simples, barata, rápida, portátil e não precisar de energia elétrica. Porém, no dia 14/11/1987, em uma reunião de antigos professores da Faculdade de Medicina, foi identificado um novo mérito do campímetro, desta vêz, como fato histórico. Sabia-se que aquela patente de invenção tinha sido a primeira, em ordem cronológica, entre os membros do corpo discente (alunos) da Unicamp. Porém, naquela reunião, concluiu-se que aquela patente tinha sido a primeira, em ordem cronológica, também entre os membros do corpo docente (professores) da Unicamp. Ou seja, tinha sido a primeira, em ordem cronológica, invenção da Unicamp.
È importante frisar que foi a primeira, em ordem cronológica, ou seja, a mais antiga invenção, da Unicamp, e não a primeira, em ordem de importância, o que não foi o caso. Posteriormente foi identificado outro fato raro e interessante. Geralmente, em uma universidade, os professores pesquisam e pedem patentes de invenção, antes do alunos. Mais tarde, pode surgir um aluno que faça uma invenção. Na Unicamp aconteceu o contrário: um aluno pediu patente de uma invenção relativa aos ensinamentos da universidade, antes dos professores. Não se tem notícia de outra universidade em que tenha ocorrido o mesmo fato. Provavelmente, isto aconteceu apenas na Unicamp.
Muito mais tarde, no ano de 2007, a Faculdade de Medicina realizou uma exposição, comemorando seus 44 anos de idade. Como se sabe, a aula inaugural da Faculdade de Medicina da Unicamp foi realizada no dia 20/05/1963. Nesta exposição foram montados vários painéis fotográficos contando a história da faculdade. Um dos painéis, denominado "uma visão científica: primeiras iniciativas acadêmicas", trazia a história do campímetro. Posteriormente, a faculdade criou seu Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas, onde este painel permanece em exposição permanente, homenageando o antigo aluno Antonio Jofre de Vasconcelos.
Neste presente artigo, foram anexadas algumas fotografias, tiradas no dia 08/04/2011 e fotocópias de documentos e publicaçãoes antigas, originais do campímetro. Para ampliar, clique em cima das fotocópias. Saiba mais em "a primeira invenção da unicamp" e em " Campímetro de Jofre", na internet.
Antonio Jofre de Vasconcelos 23/04/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário