domingo, 20 de março de 2011

Defensores das capivaras precisam pensar nas 7 pessoas que morreram de febre maculosa

Resumo da carta publicada na primeira página.
Comentário publicada pela revista "Metrópole" de Campinas, no dia 20/03/11, na página 14.

Carta publicada pelo jornal "Correio Popular" de Campinas, no dia 20/03/11, na página A3. Para ampliar, clique em cima da fotocópia.

2 comentários:

PAULINHO disse...

DR. me diz uma coisa o que ocorreu no lago do café pode ser, classificado como eutanásia ??? esse procedimento medico não significa, LIBERTAR O PACIENTE SEM CHANCES DE CURA, AFIM DE ALIVIAR O PROPRIO SOFRIMENTO ????. bom pelo que sei as capivaras não estavam com esse quadro de sofrimento, outras atitudes poderiam ser tomadas, acho que a palavra GENOCIDIO se encaixa melhor ao ocorrido, e o Dr. Hélio como medico jamais poderia ter assumido e permitido isso bem como o secretario da saude Ker saRAIVA, acredito então que houve falta de ética médica, e acho que o conselho regional de medicina deva apurar o caso bem como o conselho de veterinaria, alias, quem é o veterinario que assinou a eutanasia ?????? Acredito que Dr Helio e o secretario da saude Francisco Ker saRAIVA, devam ser investigados, e perderem seus CRM's, alem de responder por crime de maus tratos

Antonio Jofre de Vasconcelos disse...

Não. Em minha opinião, não considero que houve eutanásia. Não era preciso abater as capivaras. Elas deveriam ser transportadas para o criadouro especializado de Miracatu, (ou outro), vivas, onde iriam permanecer vivas, como matrizes. Mas, sem dúvida alguma, elas não podiam permanecer no Lago do Café, dentro da cidade, no bairro do Taquaral (onde eu moro) ,onde já causaram algumas mortes de sêres humanos, por febre maculosa. Quem transmite esta doença é o carrapato, que se reproduz apenas nos seus hospedeiros primário (definitivos), que são as antas, cavalos e capivaras. No Lago do Café não existem antas nem cavalos. Assim, os carrapatos se reproduziam apenas nas capivaras. Por isso, a capivara era a causa da febre maculosa, no local. Sem as capivaras, todos os carrapatos morrerão, de velhice, dentro de um ano, porque não se reproduzirão mais. O tempo de vida natural dos carrapatos é de apenas um ano. Portanto, a febre maculosa desaparecerá. As capivaras precisavam sair do Lago do Café, para salvar vidas humanas. Creio que a palavra genocídio também não pode ser aplicada, porque genocídio é a morte de um grupo de vidas humanas. O Dr. Hélio e o Dr. Saraiva , no geral, agiram bem, embora o modo de afastar as capivaras não tenha sido o ideal.

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog